quinta-feira, 3 de maio de 2007

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA(14 /05)
vamos ouvir esta semana o grande Charlie"bird"Parker em uma super jam sessiom gravada no programa de radio de Sinphony sid e que como tantas outras gravações do sax alto mais influente da história ,possui importância documental,pois foigravada por um fâ que ouvia o programa de rádio ao vivo e decidiu gravar o acontecimento,portanto não deve ser considerada sua qualidade técnica,mas sua qualidade artística e que ,por esa mesma razão se impõe como uma das mais importantes gravações do grande bopper,pois documenta a sua performance ao vivo,impecável e preciosa!
Para os neófitos,nada como uma breve transcrição de sua biografia
Charlie Parker
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Charlie Parker
Charles Parker, Jr. (29 de agosto de 192012 de março de 1955) foi um saxofonista americano de jazz e compositor. No início da sua carreira Parker foi apelidado de Yardbird; esse apelido mais tarde foi encurtado para Bird e permaneceu como o apelido de Parker para o resto da sua vida.
Parker é comumente considerado um dos melhores músicos de jazz. Em termos de influência e impacto, sua contribuição foi tão significativa que Charles Mingus comentou que se Bird fosse vivo hoje, ele poderia pensar que estava vivendo em uma parede de espelhos. O talento de Bird é comparado, quase sem argumentos, com músicos lendários tais como Louis Armstrong e Duke Ellington. Sua reputação como um dos melhores saxofonistas é tal que alguns críticos dizem que ele é insuperável; o crítico de jazz Scott Yanow fala por muitos fãs do jazz e músicos, quando sugere que "Parker foi indubitavelmente o melhor saxofonista de todos os tempos."
Figura fundadora do bebop, a forma inovadora de Parker para melodia, ritmo e harmonia tem exercido uma incalculável influência no jazz. Varias canções de Parker tornaram-se standards do repertório do jazz, e inúmeros músicos têm estudado a música de Parker e absorvido elementos do seu estilo.
Parker tornou-se um ícone para a geração do Beat, e foi uma figura-chave no desenvolvimento conceptivo do jazz como um artista descompromissado e intelectual, ao invés de apenas um entretenedor popular. Por várias vezes, Parker fundiu o jazz com outros estilos musicais, do clássico (buscando estudar com Edgard Varese e Stefan Wolpe) à música latina (gravando com Machito), abrindo um caminho seguido mais tarde por outros.

[editar] Ligações externas

Nenhum comentário: